📅 20/08/2025 – Política
Bolsonaro preparou pedido de asilo político na Argentina, diz PF
O relatório final da Polícia Federal (PF), divulgado nesta quarta-feira (20), aponta que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou a preparar um pedido de asilo político na Argentina, dirigido ao presidente Javier Milei.
De acordo com os investigadores, o documento foi encontrado no celular do ex-presidente e estava em formato editável, sem data e assinatura, mas indicava planos de deixar o Brasil para evitar a aplicação da lei penal.
Documento elaborado pela nora de Bolsonaro
Segundo a PF, o rascunho foi criado pela nora de Bolsonaro e sofreu sua última modificação em 12 de fevereiro de 2024, dois meses após a posse de Milei em Buenos Aires, cerimônia da qual Bolsonaro participou.
O texto, com 33 páginas, alegava que o ex-presidente sofria perseguição política no Brasil, justificando o pedido de proteção internacional.
Planejamento após operação da PF
A Polícia Federal destacou que a elaboração do pedido de asilo ocorreu após a deflagração da Operação Tempus Veritatis, que investiga uma suposta tentativa de golpe de Estado.
“O ex-presidente tinha em sua posse documento que viabilizaria sua evasão do Brasil em direção à República Argentina”, afirma o relatório, que associa o material à estratégia de impedir o avanço das investigações sobre crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
Bolsonaro e Eduardo são indiciados
Além do ex-presidente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) também foi indiciado. A PF aponta que ele atuou diretamente nos Estados Unidos para tentar obstruir as apurações sobre a tentativa de golpe.
A CNN procurou o governo argentino, que respondeu não ter recebido qualquer pedido formal de asilo por parte de Jair Bolsonaro.
👉 Acompanhe mais análises políticas e desdobramentos no site da Rádio SouzaMix – www.radiosouzamix.com.br